quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PALAVRA DE DEUS – ALIMENTO DO CRENTE

PALAVRA DE DEUS – ALIMENTO DO CRENTE
“Eis que vem dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” Amós, 8,11.
Irmãos, o profeta Amós viveu numa época onde o luxo dos ricos de Israel insultava a miséria dos pobres, oprimindo-os a ponto de vendê-los como escravos. Embora de origem humilde este profeta que era um pastor de ovelhas, atendeu ao chamado de Deus para a obra, sem se preocupar com salário, pois ele não fazia parte dos profetas profissionais que existiam na época. Profetas que ganhavam a vida prevendo somente aquilo que o povo queria ouvir, aquilo que o povo achava mais conveniente e agradável.
A profecia de Amós incomodava porque ele anunciava que o castigo de Deus não atingiria somente aos pagãos, seria também para o povo escolhido (que já se considerava salvo), mas na prática era pior que os pagãos.
Os ricos ficavam cada vez mais ricos, gerando um grande peso sobre a população pobre...
Aqueles que roubavam e exploravam, depois iam ao santuário entregar o dízimo e dar esmolas a fim de tentar limpar a própria consciência.
Existia grande corrupção por parte dos juízes que eram facilmente subornados...
Mercadorias vendidas a preços exorbitantes, deixando os pobres à mercê da fome.
Mas não, os ricos estavam muito otimistas, autoconfiantes. Para que Deus?
Existiam muitas pessoas que já haviam abandonado a fé em Deus, mas que se julgavam religiosas. Achavam que a prática de rituais já era o suficiente para crer em Deus. Não tinham uma ligação espiritual com Deus.
A adoração aos ídolos estava em voga na época. Uma nação economicamente estável, mas espiritualmente corrupta.

Não receberam bem a profecia de Amós. Não.. Quem quer saber de problemas? Está tudo tão bem...

Nos três primeiros versos lemos: O SENHOR DEUS ASSIM ME FEZ VER: E EIS AQUI UM CESTO DE FRUTOS DO VERÃO.
2. E DISSE: QUE VÊS AMÓS? E EU DISSE: UM CESTO DE FRUTOS DO VERÃO. ENTÃO O SENHOR ME DISSE: CHEGOU O FIM SOBRE O MEU POVO ISRAEL; NUNCA MAIS PASSAREI POR ELE.
3.MAS OS CÂNTICOS DO TEMPLO NAQUELE DIA SERÃO GEMIDOS, DIZ O SENHOR DEUS; MULTIPLICAR-SE-ÃO OS CADÁVERES; EM TODOS OS LUGARES SERÃO LANÇADOS FORA EM SILÊNCIO.
Uma imagem chocante...cadáveres insepultos em todos os lugares. Esta profecia também fala conosco, porque hoje na nossa sociedade é possível também vermos cadáveres sem sepultura perambulando pela cidade. Almas sem voz, sem vontade própria, escravas de Satanás, rendidas ao engodo do pecado, vivendo na podridão do pecado, decompondo-se lentamente dia após dia...E SABEM POR QUE? Porque tal qual na época de Amós eas pessoas SENTEM FOME DA PALAVRA DE DEUS...

No verso 4 em diante lemos:
OUVI ISTO, VÓS QUE ANELAIS O ABATIMENTO DO NECESSITADO; E DESTRUÍS OS MISERÁVEIS DA TERRA,
5. DIZENDO: QUANDO PASSARÁ A LUA NOVA, PARA VENDERMOS O GRÃO, E O SÁBADO, PARA ABRIRMOS OS CELEIROS DE TRIGO, DIMINUINDO O EFA, E AUMENTANDO O SICLO, E PROCEDENDO DOLOSAMENTE COM BALANÇAS ENGANOSAS,
6. PARA COMPRARMOS OS POBRES POR DINHEIRO, E OS NECESSITADOS POR UM PAR DE SAPATOS E, PARA VENDERMOS O REFUGO DO TRIGO?
Israel estava em um período tão bom de fartura (somente para os ricos) que se davam ao luxo de comprar os pobres como escravos.Havia uma grande crueldade e indiferença para com os pobre....Hoje não é muito diferente da época de Amós. Hoje o pobre continua sendo pisado pela ganância dos mais abastados, dos patrões desonestos. Hoje ainda existe o tráfico de pessoas como naquela época existia. Por que tudo isso? POR QUE SENTEM FOME DA PALAVRA DE DEUS...
Um psicólogo norte-americano criou há algumas décadas o que seria a pirâmide das necessidades básicas do homem: na base desta pirâmide se encontram as necessidades MAIS PRIMÁRIAS do homem como sono, água e alimento. Alimento...é óbvio, se o ser humano não se alimenta, o corpo adoece, definha, fica fraco, sua imunidade cai, o organismo fica suscetível à entrada de todo tipo de parasitas, vírus e bactérias que, se não tratadas levam o indivíduo á morte.

FAZENDO UMA ANALOGIA à nutrição do corpo, se a pessoa não come, não se alimenta da PALAVRA DEUS, seu espírito adoece, fica fraco, sua imunidade espiritual cai, ficando à mercê de topo tipo de ataque demoníaco, todo tipo de pensamentos perniciosos. E o que acontece? Se esta baixa imunidade espiritual não é tratada, leva à pessoa à morte espiritual, que é o afastamento da presença de Deus. Era isto que estava acontecendo com o povo de Israel.
Amós profetizou a invasão de Israel pela Assíria, mas o povo não queria ouvir, estava tudo tão bem tanta fartura, tanta riqueza, muita satisfação pessoal.

 

11 Eis que vem dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

Muitas vezes ouvimos no nosso próprio meio, cristão dizer aquela famosa frase: “o crente tem que comer o melhor da terra”.
E eu lhes pergunto irmãos, o que seria este melhor da terra? Alguns poderiam responder que o melhor da terra seriam bens materiais, o melhor emprego, o melhor carro, comer somente nos melhores restaurantes...Então a pessoa em suas orações pede somente aquilo que vai lhe satisfazer carnalmente, OU SEJA  hoje em dia não vemos mais cristãos orando pela salvação das pessoas, orando PARA RECEBER de seus dons espirituais, não, ele ora somente pedindo algo palpável, que satisfaça seu ego, satisfaça sua carne, para ele O MELHOR DA TERRA.
O melhor da terra, é a PALAVRA DE DEUS. O melhor da terra é nos nutrirmos, ingerirmos a PALAVRA DE DEUS.

Jesus disse em João 6: EU SOU O PÃO DA VIDA. VOSSOS PAIS COMERAM O MANÁ NO DESERTO, e MORRERAM. ESTE É O PÃO QUE DESCE DO CÉU, PARA QUE O QUE DELE COMER NÃO MORRA. EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU; SE ALGUÉM COMER DESTE PÃO, VIVERÁ PARA SEMPRE; E O PÃO QUE EU DER É A MINHA CARNE, QUE EU DAREI PELA VIDA DO MUNDO.

COMER O MELHOR DA TERRA...é ingerir os ensinamentos de nosso SENHOR JESUS CRISTO.

Nestes dias tão atribulados, tão corridos, onde o tempo parece ter encurtado, onde as pessoas sequer tem tempo e disposição para simplesmente se cumprimentarem, haveria tempo e espaço para Jesus?

Existe prova de amor tão grande do que ser um apóstolo de Jesus? Travar uma batalha diária contra a própria natureza humana já demonstra fibra de guerreiro. Mas para isso devemos estar munidos de espada, munidos da palavra beligerante de Deus.
Irmãos, a PALAVRA DE DEUS é:
PARA SEMPRE: Isaías 40,6: Seca-se a erva, e caem as flores, mas a Palavra de Nosso deus subsiste eternamente.
PODEROSA: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
PRODUZ FÉ: Romanos 10,17: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.


11 Eis que vem dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.
O povo daquela época não tinha apetite para a Palavra de Deus, tanto era a indiferença do povo que Deus disse que acabaria com a oportunidade de ouvirem sua mensagem.
Assim como Amós profetizou para sua época, hoje, também o nosso povo tem fome das Palavras de Deus.
A busca desenfreada pelo prazer que nunca é saciado, a ciência com toda sua Inteligência, mas burra diante das coisas de Deus, as filosofias modernas do CONSUMISMO, EROTISMO, a falência da família tradicional..São prazeres e filosofias mundanas que não matam a fome do povo.
TODA A PALAVRA DE DEUS É PURA; ESCUDO É PARA OS QUE CONFIAM NELE. Provérbios 30,5.
É por isso que palavras, ciências e filosofias mundanas não nos satisfazem, não são puras..muito menos nos protegem..
O mundo está em trevas...a decadência moral e a falta de valores tornaram-se corriqueiras...
Hoje a sociedade sente fome. Mas ao invés de banquetearem-se com Jesus, de se fortalecerem com o verdadeiro pão da vida, preferem se contentar com as migalhas que o pecado oferece, as migalhas que não matam a fome, as migalhas que servem apenas para enganar a fome e por certo tempo. E depois vem a fome novamente e Satanás oferece mais migalhas e mais migalhas e a pessoa de repente se vê envolvida num círculo vicioso de pecado e satisfação enganosa.
Esse é o grande erro. Contentar-se com as migalhas que Satanás oferece. Erram porque não conhecem as escrituras, pois se conhecessem, se realmente quisessem se banquetear com Jesus, descobririam que o SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ.
O erro é ouvir as enganosas palavras do Diabo. Palavras sedutoras, palavras que celebram o prazer, a riqueza, a satisfação. Tudo mentira.
O próprio Senhor Jesus foi tentado no deserto, mas nos deixou o seguinte ensinamento: NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM, MAS DE TODA A PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS, ou seja, a satisfação da carne não é nada se não existir JESUS na nossa VIDA.

O povo do tempo de Amós estavam vivendo uma situação parecida com a nossa atual sociedade. Muita satisfação da carne, muito pecado, alimentando-se das migalhas oferecidas por Satanás..
Temos que viver de TODA a palavra que sai da boca de
Deus. Jesus foi enfático,  não disse que devemos viver de AL GU M AS palavras ou  de palavras que nós acharmos mais convenientes, NÃO.... mas de TODA palavra proferida por Deus. Deus é quem escreve o MANUAL DA NOSSA VIDa. A PALVRA DE DEUS É VERDADEIRA. Se procurarmos o significado da palavra VERDADE NO DICIONÁRIO, encontraremos o seguinte: Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira
.
Estejamos prontos a ouvir a SUA VOZ. Estejamos sensíveis para ouvir a voz de DEUS. Quando Deus disse através de AMÓS que tiraria a OPORTUNIDADE DE OUVIREM SUAS PALAVRAS, tenho certeza que a iniquidade do povo estava tão grande, que já não possuíam sensibilidade de ouvir a VOZ DO SENHOR.
PARA QUE POSSAMOS OUVIR A VOZ DO SENHOR, devemos serví-lo de coração. Devemos passar tempo com ELE, através de ORAÇÃO..para reconhecermos sua VOZ...
Devemos estar tão familiarizados com a Palavra de Deus, que saiu de Sua boca, que quando Ele falar a nós ou nos guiar, é claro se tratar de Deus. Deus fala a nós de forma que possamos entender a verdade. Apesar de poder falar e realmente falar audivelmente às pessoas, Ele fala principalmente através de Sua Palavra; mas às vezes através do Espírito Santo a nossas consciências, através de circunstâncias e através de outras pessoas. Ao aplicarmos o que ouvimos às verdades da Escritura, podemos aprender a reconhecer Sua voz.

CONCLUSÃO
Eu quero concluir dizendo que nós, como Igreja, temos acesso à PALAVRA DE DEUS. A Bíblia sagrada, além de ser a PALAVA DE DEUS, é universal. É o único livro contemporâneo de toda a humanidade; sua mensagem não se perde com o tempo. JAMAIS FALHA.
Estamos vivendo uma grande batalha espiritual e a palavra de Deus, a Bíblia é a Base para nos mostrar em que posição devemos tomar nesta batalha.
Como cristãos fiéis TEMOS a obrigação DE COMPARTILHAR este alimento ESPIRITUAL COM OS QUE ESTÃO FAMINTOS. Assim como Jesus multiplicou os pães, saciando a multidão, multipliquemos as Palavras de Deus, o pão da vida com os necessitados, com os doentes, os fracos espirituais.



5 comentários:

  1. VERDADE NO DICIONÁRIO, encontraremos o seguinte: Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira.

    "Baseado nesta frase do texto, então é sensato e correto em dizer que a bíblia não a absoluta verdade, haja vista como foi criada e manipulada no concilio de nisseia."?

    ResponderExcluir
  2. O próprio Senhor Jesus foi tentado no deserto, mas nos deixou o seguinte ensinamento: NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM, MAS DE TODA A PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e graças aqui o irmao Crimildo de Moçambique para dizer muito obrigado pelo alimento continue orado por me e minha vida espiritual. Amen

      Excluir