sábado, 31 de janeiro de 2015

ANJOS, AMIGO OU INIMIGO DOS HOMENS?

CULTO AOS ANJOS


É motivo de preocupação saber que muitos lugares
os anjos tem sido mais honrado do que o próprio 
Jesus, apesar do Apóstolo Paulo nos ter alertado
contra esse tipo de heresia, chamando -a de "culto
a anjos" (Cl 2,18)
São musica , hinos que invocam anjos, livros, imagens ,incensos, velas e uma quantidade enorme de objeto disponíveis em lojas de artigo esotéricos e comércio em geral.

Há inúmera revistas que incentivam contatos com os anjos, e a invocação  do "chamado anjos da guarda"
Há pessoas que valoriza mais esse contato do que com o próprio  Deus Pai.

Imagem de anjos, protetores, decoram a mesa de muitas casas, Tanto de católicos e evangélicos de modo em geral.

Até no meio evangélicos, cantam hinos em louvor aos anjos, fazendo citações , intercedendo para que eles , os anjos possam curar com poderes em nome de" Jesus", tudo isso uma compreensão distorcida do Salmos 91,11 e Mateus 18,10.


                                                         ANJOS DE LUZ


Ao invés de exaltarem  exclusivamente a pessoa de Jesus, essas músicas estão trazendo de volta aos lugares de onde foram despojados por Jesus, como lemos em Colossense 2,15 " E despojados os principados e potestades  os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo".  Logo em seguida a esse texto Paulo  advertiu no verso 18 quanto a culto de anjos.." Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade a culto dos  anjos, metendo -se em coisa que não viu" Essa é uma preocupação do Apóstolo Paulo, E hoje a maioria está sendo vítima.

Ha pessoas que valorizam mais esses contatos com os anjos do que com o próprio Deus Pai, o qual o Pai quer que todos se salvem. As pessoas pensam que tendo contato com algum ser angelical, elas serão beneficiada. com algum tipo de milagre.
Não se esqueçam, Satanás se transforma em anjo de luz, para enganar as pessoas, 2 Coríntios 11,14. E não é de se maravilhar, porque o próprio Satanás se transforma  "em anjo de luz" No Espiritismo , na Umbanda e no Candomblé  estão reverenciando Satanás e seus demônios, imaginando que estão honrando" anjo de luz. " porque os seus olhos estão fechados como diz o apóstolo.

Na verdade a Luz verdadeira só se encontra em Jesus, João 1,9.. "E ali estava a luz verdadeira que alumia todo o homem que vem ao mundo"


ESPETÁCULO  AO MUNDO, AOS ANJOS E AOS HOMENS

Os cristão imaginam os anjos fazendo festa ,a cada pecador que se arrependem e o que acontece é justamente ao contrário, pois os anjos sabem que cada pecador arrependido, é somente mais um  que irão julgá-los no futuro!
Essa contenda  velada entre os anjos e os homens faz com que  os homens nas suas lutas e provações sejam colocados como espetáculos para o mundo e para os anjos, os quais vibram os menores deslizem dos homens  já reconciliados com Deus, para terem com que acusar contra aqueles que um dia haverão de julga-los  1 Coríntio 4,9." Porque tenho que para mim que Deus a nós ,apóstolos, nos pôs  por últimos, como sendo condenados a morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo,aos anjos e aos homens.

Portanto, a cada dos homens já reconciliados com Deus existe uma platéia de anjos, assim como "torcida" de um time de estadio, que torce pelo fracasso que poderão ter um fim melhor do que eles.


             OPOSITORES COMPETIDORES


Os anjos  construíram um meio de condenarem e destruírem os homens através da implacável lei dada a Moisés no Monte Sinai.

A lei  é apropriadamente conhecida " ministério da condenação" pelo apóstolo Paulo, o qual discerniu a estratégia  dos anjos para tentarem prejudicar a salvação dos homens, 2 Coríntio  3,9

Apesar dos cristãos pensarem que a lei foi dada por Deus , a Bíblia diz que ela foi dada por um anjo "oculto"atrás da sarça ardente. As declarações do Mártir Estevão  e do apóstolo Paulo a seguir, deixa claro este fato:


- Estevão disse que um anjo apareceu a Moisés nas chamas da sarça incandescente ( Atos 7,30) e Moisés pensou ter ouvido a voz de DEUS ( Atos 7,31);

-Estevão disse que Moisés foi enviado para ser um legislador e mediador através do anjo que apareceu na sarça ( Atos 7,35);

Estevão disse que Moisés esteve na asembléia no deserto com o anjo que falou com ele no Monte Sinai ( Atos 7,30);

-Estevão disse aos  seus compatriotas: " Vós  recebeste a lei que foi posta em ação através dos anjos" ( Atos 7,53);

-Paulo confirmou que os anjos deram a lei a fim de trazer condenação e morte para o homem ( 2 Co. 3,7)

-Paulo disse ainda que a lei foi colocada pelos anjos nas mãos de um mediador ( Gl.3,19)

Portanto, fica claro que aquele que transmitiu  a lei  para Moisés na sarça era um anjo.

Os anjos estão na condição de" serviçais" Hebreus 1:14, sempre ambicionaram  a condição de supremacia absoluta. Hoje "no mundo" os anjos estão em condição de superioridade em relação aos homens, como era a situação de Jesus antes da sua exaltação. ( Hb. 2.7). Por isso, incomoda-lhe de que algum dia, apesar de eles saberem, que vai ser julgados pelos homens. ( 1 Cor . 6,3).

Como " competidores" os anjos não hesitaram em criar uma condição que trouxesse condenação para os homens, para de alguma forma se vingarem pelo futuro que estão traçados para eles, pois lhes está reservado virem futuramente julgados por aqueles que estiverem em condição autorizado para tal ( Ap . 20,4 e 1 Cor.6,2 e 3).

Como foi diferente, o sentimento de Cristo! O que  o elevou  a condição de Deus supremo foi justamente o fato dele nunca ambicionar a glória para si mesmo, quando não havia exaltado ( Fl. 2,6 a 9: Ef. 1,20 a 22 e At. 2,36).


  
            ESPÍRITOS MINISTRADORES

Se algum momento,  ou situação, os anjos auxiliam os homens, no ofício de " espírito ministradores para servir aqueles que hão de herdar a salvação", como vemos em Hebreus 1,14 . certamente eles não fazem isso, por si próprio , mas por causa da obediência  ao Deus Altíssimo, a quem eles obedecem.

No Éden os anjos guardavam o Jardim ..
No deserto " após ser tentado pelo Diabo" eles pareciam mordomo ao servir o filho de Deus
Na ressurreição de Jesus eles pareciam propagandista.
Ao proteger alguma criança livrando a do perigo ,eles assemelham á babás

Portanto os anjos não merece todo o mérito , eles não fazem mais do que suas obrigações. Eles são os espíritos que "enxergam" onde os homens não enxergam. Jesus disse a Tomé: " Bem aventurado são aqueles que não vêem e crêem" ( Jo 20,29).

Quando um homem que não enxerga Deus fisicamente, mas crê, ele passa ter mais mérito em Deus do que todas as hostes de anjos, arcanjo, autoridade, potestades.


Em Hebreus 1,14 diz , que os anjos de Deus Pai são " espírito ministradores enviado a favor daqueles que hão de herdar a salvação" Isto não quer dizer que venha a favorecer os homens de alguma forma, eles não fazem isso de livre e espontânea vontade, eles fazem isso de contragosto e por absoluta obediência ao Deus Pai Eterno.


        O ANJO QUE LUTOU COM JACÓ


Um anjo lutou com Jacó até o amanhecer. ( Gênesis 33,24). Quando o anjo viu que ele não estava conseguindo sobrepujar Jacó, tocou-lhe apelativamente e disse:
" Deixa me ir pois está amanhecendo".

Que espécie de anjo é esse que estava receoso pela luz?

Vemos em João 3,20, assim diz:" Todo aquele que pratica o mal odeia a luz, e não vem para a luz por receio que suas obras sejam reprovadas". Estaria o anjo com medo de que suas obras viessem a ser exposta pela luz do amanhecer?

Jacó pensou que estava vendo Deus face a face ( Gn 32,30).
Mas ele não percebeu que o verdadeiro Deus não teme a luz, porque Ele é a Luz.

Quem era o anjo que lutou com Jacó? Era ele um "anjo bom" ou um "anjo mau"?

- Se ele era um anjo bom, porque ele estava com medo da luz do amanhecer? ( Gn. 32,26)
-Se ele era um anjo mau, então há uma contradição em Oséias 12,3 e 4 que diz que aquele anjo era " Deus".

O lugar  onde Jacó lutou com  "Deus" foi chamado " Peniel" porque significa "Eu vi Deus face a face". ( Gn .32 ,30).

Paulo disse em em 1 Timóteo 6,16 e João confirma  em 1 João 4,12, ninguém jamais viu a Deus, Então eu concluo que Jacó pensava que estava vendo o verdadeiro Deus, mas na realidade estava vendo o anjo chamado Jeová.


                 AS AVES DOS CÉUS


A parábola do semeador, em Lucas 8, Jesus fez uma comparação das  "aves dos céus" com demônios , Ele explicou no verso 12. Quando se refere as  "aves dos céus",  você imaginou aquelas meigas criaturas- os passarinhos- voando no céu, mas pela interpretação de Jesus elas significam anjos maus, pronto para arrancar a semente que foi semeada nos corações dos homens.

Também Efésios 6;12 lemos que " forças espirituais da maldade nos lugares espirituais"! É interessante que esse texto da Bíblia não diz: " forças espirituais da maldade nos lugares infernais", Como que alguém, poderia pensar, ao   se mencionar, "força da maldade" portanto nem tudo que vem do céu é benéfico!

Os anjos são seres celestiais que governa os  "ares"Por isso lemos em Ef. 2,2 que  " o príncipe  da potestade do ar é o espírito  que opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos de nossa carne" Isso quer dizer que o homem não reconciliado com Deus está debaixo do jugo dos anjos maus.




O TANQUE DE BETESDA

O ministério  do VT está relacionado ao tanque de Betesda, onde os anjos ocasionalmente remexia a água. O primeiro que descesse , após o movimento da água era curado de qualquer enfermidade que tivesse ( Jo 5,8)

Somente os mais" esperto " dentre os enfermos era curado ao descer as águas , após o toque do anjo.

Se aquele paralítico , que a  trinta e oito anos jazia enfermo junto ao tanque, dependesse do ministério daqueles anjos, ele permaneceria inválido para o resto de sua vida, porque não havia ninguém para ajudá-lo a entrar no tanque quando havia o movimento da água ( Jo 5,7).

Felizmente Jesus o encontrou-o e trouxe a solução para os seus problemas, porque Jesus não veio somente para os "espertos" e "rápido". mas também para os marginalizados que não tem
                                                               ninguém para ajudá-los.



Então o ministério dos anjos é discriminatório   e favorável somente para pequena elite privilegiada, mas o ministério de Jesus alcançou tanto  os justos como os  injustos e tementes como também os publicano , prostitutas, leprosos, ladrões, e todos os rejeitados, porque Ele não veio chamar somente os justos, mas todos os pecadores para o arrependimento , como está em Mateus 9,13


          A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

OS anjos tem ciúmes do Evangelho que foi entregue aos homens, como está claro em 1 Pedro 1, 12.." aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministrava essas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que pelo Espírito Santo enviado do céu vos pregaram o evangelho, para quais coisas os anjos desejam bem atentar".

Esse" ciúmes" dos anjos está representando na " parábola do filho pródigo" relatada em (Lc .15,11 -32). Ali há dois tipo de  homens  que convive nesse mundo, os quais estão figurados pelo pródigo antes e depois da conversão: os homens em geral afastado de Deus e seguido pelos seus  próprios caminhos estão representando pelo pródigo  antes de sua conversão  e os homens reconciliado com Deus estão representando pelo pródigo após a sua conversão , quando ele voltou  para junto de seu pai.
                                                         

O filho mais velho ,inconformado com a atitude
do bom pai para com o irmão, representam  os anjos que estão " enciumados"devido o amor de Deus Pai em favor do homem pecador, pois o pai deu ao filho  mais novo privilégio  que nunca havia dado ao mais velho.

é por isso que o verso 10, imediatamente antes dessa parábola, Jesus fez referência a alegria do Pai diante dos anjos por causa de um pecador que se arrepende.

Muitas vezes esse texto é confundido como se alegria fosse dos anjos diante do Pai , mas ocorre justamente ao contrário.

Leiamos atentamente esse verso que diz..
"assim vos digo que a alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se
arrepende.



Está claro portanto que se a alegria está diante dos anjos não se trata da alegria dos anjos, mas  da alegria de Deus diante dos anjos, os quais na realidade estão com "dor de cotovelo" por causa da bondade do Pai para com o pecador arrependido, exatamente como  foi com o inconformismo do filho que ficou junto  do pai na parábola , o qual ficou tão indignado  com a atitude do pai que não quis nem mesmo entrar na festa de comemoração por causa da volta do irmão , como diz o verso 28.." mas ele se indignou e não queria entrar".
O pai insistiu com o filho mais velho. Mas ele respondendo , disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir  o teu mandamento e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. Vindo agora este teu filho, que desperdiçou a  sua  parte  da  fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado ( v. 9).

A análise do filho pródigo  mostrou, portanto, que pode associar o sentimento do filho mais velho com os sentimentos dos anjos indignados.

Pelo exemplo daquele pai da parábola do filho pródigo, fica claro que o Pai celestial está sempre de braços abertos quando um filho torna para Ele, Independentemente do que ele tinha feito com sua herança.

A mesma alegria, porem, não vemos por parte do irmão que ficou ao lado do pai. Pelo ao contrário, ficou com ciúmes porque o irmão foi recebido com braços, festa, calçados, anel de honra até bezerro cevado para o banquete para a comemoração da volta.

Já vimos a observação de Jesus no verso 10 desse capítulo, ao dizer que a alegria no céu diante dos anjos por causa de um pecador que se arrepende, que Ele evidenciou que essa alegria é da parte do Pai exclusivamente, embora a teologia interpreta o fato imaginando uma "festa" por parte de anjos todas as vezes que alguém " aceitar  Jesus como seu Salvador pessoal".

Assim , conforme já analisamos, o texto  também  deixou claro que essa alegria não é dos anjos, mas sim ,diante dos anjos.  A cena correta seria então imaginar a alegria do Pai comemorando e os anjos  tendo que escutar aquela festa, tal como o filho mais velho da parábola, o qual não se conformava com a bondade do pai em favor do irmão mais novo que havia se afastado.


                              UM POUCO MENOR QUE OS ANJOS


Quão  diferente  do sentimento ambiciosos dos anjos foi a atitude revelada por Jesus , pois sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tornando a forma de servo, fazendo -se semelhante aos homens; e achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.   Pelo que também Deus   o  exaltou   soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome, para que o nome de Jesus se dobre todo joelho do que estão nos céus, na terra e debaixo da terra ( Fl . 2,5 a 10).

Jesus trouxe um Novo Concerto, não para condenar os homens como  a lei do Velho concerto , mas para salvá-los ( Jo . 3,17), pois Deus quer que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade ( 1 Tm. 2,3). A intenção de Jesus ao ser submisso a o Pai certamente conflitou  com o sentimento ambiciosos dos anjos na sua busca obsessiva de poder e domínio em lugares celestiais.

Em Hebreus 2,9 ,Jesus foi feito " um pouco menor que os anjos" após sua encarnação, mas foi exaltado e glorificado pelo Pai, e com isso  Ele  foi   "ungido com óleo de alegria mais do que seus companheiros"; como está em Hebreus 1,9. O contexto  deixa claro que essa expressão "companheiros" se refere aos anjos.

Quando Jesus subiu para o céu, os anjos que tentaram  usurpar o domínio durante " sua ausência temporária ", tiveram de submeter a o Filho e também a adorá-lo , como diz Hebreus 1,6. Em 1 Pedro 3,22 está escrito que  quando Cristo subiu de volta ao céu, os anjos a autoridade e as potências angelicais se sujeitaram a Ele, o que significa que eles foram despojados definitivamente de suas posições privilegiada ( Cl 2,15).



O TRIUNFO DE JESUS

Quando Jesus assentou -se a destra do Pai, todas as coisas foram colocadas aos seus pés, sendo Ele exaltado  acima de todo principado e poder, potestade e  domínio ,seja no céu e na terra, como diz Efésio  1,20 a 22.

De fato , os poderes e autoridades angelicais foram despojados  quando Cristo triunfou na cruz, e logo a seguir a ressurreição.

Destituídos  de seus lugares privilegiados originais , restou aos anjos a capacidade de atormentar os homens, os quais estão cegos para verem que seus " pseudo -amigos" são na realidade
seus inimigos.




                                           CONCLUSÃO


Depois de tudo isso que apresentamos  ao leitor, longe de nós imaginamos, que os seres angelicais  são bonzinhos que querem nos aproximar de Deus e que se alegram quando nos aproximamos do Pai. Ao invés disso eles querem nos separar do Amor de Deus. Como está em Romanos 8,38 e 39.." Porque estou certo  de que nem a morte, nem a vida , nem os anjos, nem os principados, nem as potestade, nem o presente, nem o porvir, nem as alturas, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá nos separar do Amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor"


Quando os anjos no papel de "mensageiros" ou "espírito ministradores", como diz Hebreus 1,12, podemos dizer que eles são na melhor da hipóteses, meramente executores de alguma tarefa especial de Deus em favor dos homens, por isso , nenhuma honra lhe diz respeito.

Infelizmente, porém, muitos estão reverenciando, louvando com músicas, invocando  o seu "anjo da guarda", tendo "visões" e até cultuando anjos, mesmo depois da advertência de Colossense 2,18.

Que ninguém se engane e venha servir quem não merece ser servido, mas tem obrigação de servir ao único que é digno de toda honra e toda glória e exaltação - O reis dos séculos , Imortal, invisível, Deus vivo e único ) 1 Timóteo 6,17).



Fonte: Jeováfalsodeus?verdadesbíblicas.com.br
 http://iabr.oswnet.com/page_31.htm














Um comentário:

  1. Bom vou comentar, nem sei se alguém vai ler, mas vamos lá: acho interessante o amigo expor comentários do AT e do NT, mas convenhamos, o que teria que ser dito, isso foi feito pelo Salvador, tudo que é acrescentado ou tirado depois dele não é a Palavra do Pai. Meu caro amigo, você mesmo postou que só Salvador viu o Pai, então tome cuidado com quem escreveu após a morte carnal Dele. O que o Salvador disse já basta, não precisamos de outras pessoas discorrendo desse assunto. Eu sei e acredito que tu também sabes que nunca o Salvador falou em fazer comunidades e mesmo colocar pessoas em cargos como o "apostolo Paulo "declara que cada um tem seu dom. A religião cristã surgiu com Paulo e Pedro (sei que são nomes falsos). Qualquer pessoa livre tem consciência de que o Salvador veio para livrar o homem das religiões. Que o Pai faça casa em nós.

    ResponderExcluir